A Grande Virada: Quando Deixei de Ser Só Advogada e Passei a Entender a Prevenção

 

NR-1: Como Proteger a Sua Saúde no Trabalho? Vamos Entender Isso Juntos

Por que um Curso de Segurança do Trabalho foi o Melhor Investimento da Minha Carreira Jurídica

 

 

O peso do capacete e a leveza de um argumento bem-fundamentado.

 

Houve um momento na minha carreira em que me senti estagnada. Eu ganhava os processos, conseguia boas indenizações, mas a sensação era sempre a de chegar depois da tragédia. Eu era uma especialista do “pós-acidente”. Uma angústia começou a crescer em mim, a vontade de entender o “antes”, de falar a língua da prevenção. Foi uma decisão difícil, que exigiu tempo e um investimento considerável, mas me matriculei em um curso de segurança do trabalho de longa duração.

Foi uma virada de chave. Voltar para uma sala de aula, rodeada de engenheiros, médicos, técnicos, enfermeiros… foi uma lição de humildade e de riqueza. O som dos debates, as diferentes perspectivas sobre o mesmo problema, o cheiro de caneta de quadro branco. Ali, eu vi o grande quebra-cabeça da segurança se montar na minha frente. As NRs, as leis trabalhistas, os sistemas de gestão, tudo começou a fazer sentido de forma integrada.

Meus sócios ficaram céticos com o tempo que dediquei àquilo. Mas o retorno foi imenso. Minha argumentação jurídica ganhou outra profundidade. O erro que eu cometia era pensar que o Direito, por si só, dava conta de tudo. A dica que eu dou com toda a convicção: se você é advogado e leva a sério essa área, não se contente com cursos pontuais. Invista em um curso de segurança do trabalho mais amplo. Ele não ensina apenas as regras do jogo, ele ensina a filosofia do jogo. Você para de ser um mero aplicador da norma e passa a ser um estrategista da prevenção. E essa, meus caros, é uma sensação de poder e propósito indescritível.